1-Em
relação aos Conteúdo da disciplina História/Introdução aos Estudos Históricos,
responda as questões propostas:
A -Objeto de estudo do historiador:_______________________________
B -Materiais usados pelo historiador para fazer
suas pesquisa__________
C- Ponto de partida da pesquisa
histórica:____________________________
2-Classifique
as fontes históricas listadas abaixo em materiais e imateriais.
a- Lendas_____________
b- Brinquedos_____________
c- Depoimentos_____________
d- Canções_____________
e-Fotografias e livros________________
f-Conhecimentos
medicinais__________________________________
3-Relacione
os conceitos abaixo de acordo às definições, colocando a letra correspondente
nos parênteses:
·
História
·
Sujeito histórico
·
Historiador
·
Fonte Histórica
·
Tempo Histórico
·
Patrimônio Material
·
G-Patrimônio Imaterial
·
H-Tempo do Relógio
·
I-Tempo Histórico
3.1-Conceitos:
( ) Práticas,reprersentações,expressões,conhecimentos,técnicas
que constituem a identidade e a
história de um povo e por sua importância são catalogadas pelo governo.
( ) Quem faz parte da construção da História,
com sua ação no dia a dia.
( ) Vestígios deixados pelo ser humano que
servem para o historiador produzir conhecimentos históricos.
( ) Quem pesquisa, analisa os documentos e
escreve a História.
( ) Bens
culturais como: monumentos, sítios arqueológicos,cidades,importantes para a
história de um povo, que são tombados para garantir sua preservação.
( ) É o
tempo registrado em calendário que pode ser agrupado em dias, horas, semanas, meses,décadas,séculos, séculos, milênio ,décadas,séculos,milênios.
( ) Forma de contagem do tempo utilizada para
marcar as ações humanas na Terra, analisando ações de grupos humanos e suas
interferências no espaço geográfico, na vida política, econômica, social, educacional,
etc...
4-.
Dentre as opções abaixo, qual delas apresenta apenas exemplos de fontes
escritas?
a) Diários, jornais e leis.
b) Pinturas, utensílios domésticos e certidões
de nascimento.
c) Revistas, livros e vestimentas.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
5-
Você já parou para pensar que temos horário para tudo: fazer as refeições, ir
para a escola, chegar em casa? Quando alguém quer dizer que se atrasou, é comum
ouvirmos a expressão “perdi a hora”.
Todas as nossas ações estão
relacionadas ao tempo. Vivemos em uma época em que o tempo e suas medições são
parte importante do cotidiano.
A maneira como cada sociedade conta o
tempo está relacionada com seu modo de usá-lo. E assim como existem diversas
formas de contar o tempo, há diversos modos de vida convivendo em uma mesma
época.
a) Quais são os objetos que o ser humano usa
para medir o tempo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Que mudanças acontecem na natureza e que nos
fazem perceber a passagem do tempo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Qual a importância do calendário?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Bom Estudo!!
0 Comentários