1)
Nas primeiras fábricas de tecido inglesas, era muito comum que crianças
trabalhassem longas horas. Sarah Carpenter foi uma delas. Sarah passou a viver
e a trabalhar em uma tecelagem em Derby Shire quando tinha dez anos de idade.
Muito tempo depois, deu este depoimento sobre sua experiência.
Nossa refeição mais comum era
bolo de aveia. Era pesado e grosseiro. Esse bolo era colocado em latas. Leite
fervente e água eram misturados a ele. Esse era nosso café da manhã e nossa
ceia. Nosso jantar era torta de batata com bacon cozido, um pouco aqui e um
pouco lá, tão grosso de gordura que mal dava para comer, embora tivéssemos fome
o suficiente para comer qualquer coisa. Chá, nunca vimos, nem manteiga.
Comíamos queijo e pão preto uma vez ao ano. Só nos permitiam três refeições ao
dia, apesar de nos levantarmos às cinco da manhã e trabalharmos até as nove da
noite. (...) Existia um contramestre chamado William Hughes (...). Ele veio até
mim e me perguntou o que meu maquinário fazia parado. Eu disse que não sabia
porque não havia sido eu quem o havia parado (...). Hughes começou me batendo
com uma vara, e (...) eu disse para ele que minha mãe ficaria sabendo disso.
Então, ele saiu para buscar o mestre, que passou a lidar comigo. O mestre
começou a me bater com um pau na cabeça até que ela ficasse repleta de caroços
e de sangue. Minha cabeça ficou tão ruim que eu não conseguia dormir por um bom
tempo (...). ENTREVISTA a Sarah Carpenter. The Ashton Chronicle, 23 jun. 1849.
Citado em: Spartacus Educational.
Disponível
em: http://spartacus-educational.com/IRcarpenter.htm. Acesso em: 17 maio 2018.
(Tradução nossa).
1.1-Leia o texto e responda as questões a
seguir:
a) Quando
Sarah Carpenter deu esse depoimento e para quem o fez?
____________________________________________________________________________
________________________________________________________________________
b)
Quantas horas as crianças trabalhavam na fábrica por dia, segundo o depoimento?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Você
considera que a alimentação e as horas de descanso que as crianças tinham eram
adequadas? Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) ma situação como essa seria possível nos dias
de hoje? Explique.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Sobre a Revolução
Industrial, podemos afirmar que:
a) Resultou do progresso técnico e das transformações sociais ocorridas na
Inglaterra.
b) Iniciou-se simultaneamente em diversos países.
c) Foi um processo histórico que consistiu na substituição da ferramenta
pela máquina.
d) Todas as etapas da produção eram realizadas por uma única pessoa.
e) Provocou o surgimento de uma nova classe social, o proletariado.
f) Possibilitou o aumento da produção por um custo relativamente baixo e,
consequentemente, a redução no preço das mercadorias.
g) Não alterou a estrutura da sociedade nem as relações de trabalho.
3 - Numere: (1) Artesanato (2) Manufatura (3) Maquinofatura
a) ( ) Fase industrial do
capitalismo.
b) ( ) Fase comercial do capitalismo.
c) ( ) Fase pré-capitalista.
d) ( ) Os artesãos eram donos dos
meios de produção (ferramentas e matérias-primas) e realizavam todas as etapas
de fabricação da mercadoria.
e) ( ) Substituição das ferramentas
e da força humana por máquinas que utilizavam as forças da natureza (água,
vento, vapor).
f) ( ) Os artesãos executavam apenas
uma etapa do processo de fabricação do produto.
g) ( ) O comerciante manufatureiro
era o dono da matéria-prima e responsável pelo pagamento de salários aos
artesãos.
4. - A Revolução Industrial teve início na Inglaterra em
meados do século XVIII. Qual das alternativas abaixo explica o pioneirismo
inglês na Revolução Industrial?
a)
Presença de petróleo no território; mão-de-obra em
abundância; capital da nobreza para investimentos; presença de grande
quantidade de máquinas importadas da França.
b)
Economia baseada no feudalismo, grande quantidade de
artesãos; boas reservas de carvão mineral; contatos comerciais com a Índia.
c)
Presença de grandes reservas de carvão mineral e
minério de ferro em seu território; mão-de-obra em abundância; capital da
burguesia para investimentos em indústrias; mercado consumidor.
d)
Grandes investimentos em transporte marítimo;
grandes reservas de petróleo; mão-de-obra estrangeira em abundância; relações
comerciais com o Brasil.
5. Quais os dois tipos de transportes que foram fundamentais
para a Revolução Industrial?
a) Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e transporte
ferroviário (locomotivas a vapor).
b) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte ferroviário
(locomotivas a vapor).
c) Transporte marítimo (através dos navios a vapor) e
transporte veicular (automóveis e caminhões).
d) Transporte aéreo (aviões e helicópteros) e transporte animal
(bois, cavalos, etc).
6. Sobre a condição de vida dos operários (trabalhadores das
fábricas) na época da Revolução Industrial é correto afirmar que:
a) Tinham apenas férias remuneradas como direito trabalhista,
podiam se organizar livremente em sindicatos, recebiam salários justos que lhes
permitiam viver de forma digna.
b) Eles não tinham direitos trabalhistas, trabalhavam muito e
ganhavam pouco, o ambiente de trabalho apresentava péssimas condições.
c) Trabalhavam apenas 5 dias por semana, recebiam vários
benefícios trabalhistas, tinham um ambiente de trabalho em boas condições.
d) Recebiam salários baixos, enfrentavam duras jornadas de
trabalho, não apresentavam problemas de saúde relacionados ao trabalho.
7.0-(Canção dos
quebradores de máquinas do séc. XIX, citada por Leo Huberman. História da
riqueza do homem. 1979)
“De pé
ficaremos todos
E com firmeza
juramos
Quebrar
tesouras e válvulas
E pôr fogo às
fábricas daninhas.”
(Canção dos
quebradores de máquinas do séc. XIX, citada por Leo Huberman. História da
riqueza do homem. 1979)
7.1-O movimento
representado nessa canção denominou-se:
a) Liberalismo: defendia a ideia
de que todas as nações deveriam implantar a liberdade de comércio e a
destruição das máquinas.
b) Anarquismo: a maior parte de
seus seguidores aponta Deus, o Estado e as máquinas como os maiores inimigos da
liberdade humana.
c) Cartismo: originou-se de um
documento chamado Carta do Povo, no qual, entre outras coisas, estava a defesa
do sufrágio universal masculino e o voto secreto, além da destruição das
máquinas, maiores concorrentes dos trabalhadores da época.
d) Socialismo: conjunto de
doutrinas que defendia uma melhor distribuição da riqueza produzida pelo
trabalho nas fábricas.
e) Ludismo: seus seguidores
acreditavam que os responsáveis por sua miséria e desemprego eram as máquinas e
passaram a destruí-las.
8-PALAVRAS CRUZADAS -
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
1. Tarefa geralmente realizada pela própria pessoa. Utilizada na
confecção de muitos itens.
2. Conjunto de tratamentos químicos e físicos usados para produzir
metais.
3. Primeiro tipo de energia produzida pelo homem, aplicada em máquinas.
4. Invento que revolucionou o transporte marítimo.
5. País que foi o primeiro que desenvolveu a indústria.
6. Nome dado ao movimento de trabalhadores que lutavam por melhores
salários e condições de vida, quebrando as máquinas.
7. Revolução que conferiu estabilidade política e criou condições para o
desenvolvimento da Capitalismo na Inglaterra.
8. Declaração no qual o Rei necessitava da aprovação da maioria dos
parlamentos para tomar decisões importantes.
9. Pagamento pelo trabalho cansativo dos operários.
10. Nova forma de produção na qual consistia a pessoa deixar a sua casa e
passar a trabalhar em fábricas em troca de salário.
11. Nome dado à evolução das associações operárias.
12. Problemas corporais causados pela poluição do ar nas cidades.
13. Nome dado à produção que consiste em reunir trabalhadores em grandes
oficinas e oferecer-lhes remuneração pelo serviço realizado.
14. Donos da matérias-primas, das fábricas e das máquinas.
15. Nome dado aos calvinistas na Inglaterra.
16. Consistia em cercar as terras em uso comum; contribuiu para o êxodo
rural.
17. Primeiro tipo de indústria criada.
18. Item científico e doloroso que rapidamente se difundiu pela Europa.
19. Sistema econômico em que predominam a propriedade privada dos meios
de produção.
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