O conceito de minoria social diz respeito, nas ciências sociais, a uma parcela da população que se encontra, de algum modo, marginalizada, ou seja, excluída do processo de socialização. São grupos que, em geral, são compostos por um número grande de pessoas (na maioria das vezes, são a maioria absoluta em números), mas que são excluídos por questões relativas à classe social, ao gênero, à orientação sexual, à origem étnica, ao porte de necessidades especiais, entre outras razões.

As minorias são setores sociais que fogem das diversas normatizações impostas e, por mais contraditório que pareça, elas são a maioria em números absolutos.

Minorias étnicas

As etnias que fogem da denominação padronizada geralmente levam uma vida afastada do protagonismo dos sistemas de poder, sejam eles políticos, sejam intelectuais ou financeiros. 

Aqui no Brasil, podemos destacar, principalmente, as minorias étnicas negras e indígenas.

Habitantes históricos do Brasil pré-colonial, os índios eram os donos da terra que habitamos hoje. Os portugueses chegaram aqui e, para explorar as riquezas da terra, começaram um longo e intenso processo de dizimação das etnias indígenas. Hoje os índios são minoria absoluta em números e também uma minoria social.

Os índios não têm mais condições materiais de manter o seu modo de vida tradicional (baseado na vida tribal e na subsistência por meio da caça e da pesca). A sociedade cresceu e empurrou sobre os índios que ainda resistem nas aldeias o modo de vida que chamam “civilizado”. Nesse processo, muitos indígenas e descendentes (mestiços ou não) foram assimilados na cultura branca. Porém, essa minoria étnica continua distante dos espaços de poder.

·         Negros

Os negros, originários do continente africano, foram levados para todo o mundo entre os séculos XVI e XIX para serem escravizados. Isso deixou sequelas na formação das sociedades em todos os continentes fora da África (o racismo, a discriminação e a marginalização da população negra) e deixou a miséria provocada pela dominação e pelo colonialismo dentro do continente europeu. Isso, claro, provocou a construção de sociedades que deixaram os negros à margem dos mecanismos de poder.

Minorias nacionais

Minorias nacionais são grupos minoritários que se desenvolvem, muitas vezes em razão da etnia, dentro de sistemas políticos estatais que excluem certos grupos. Podemos considerar que os indígenas brasileiros são uma espécie de minoria étnica que se desenvolveu à margem, mas não são uma minoria nacional.

População de baixa renda

Em todo o mundo, sobretudo nos países capitalistas, mas não inexistente nos países socialistas, a população de baixa renda representa grande parte das minorias sociais. No caso do Brasil, as pessoas que vivem com baixa renda e, nos piores e mais numerosos casos, na miséria absoluta (pessoas abaixo da linha da pobreza) são maioria em números.

Minorias sociais e a luta por direitos



Tanto quanto há exclusão social – por classe social, cor, gênero ou sexualidade –, também há reação a essa exclusão. É nesse sentido que surgem e se inserem os movimentos sociais, importantes ferramentas de luta contra a exclusão e a favor da distribuição do poder entre todas as pessoas. No caso dos negros, por exemplo, temos históricos movimentos sociais que lutaram contra o racismo e a favor da inserção da população negra nos sistemas de poder no Brasil. Inicialmente, tínhamos no século XIX o movimento abolicionista brasileiro, que envolvia negros, pardos e brancos defensores do fim total da escravidão do país.

 Falando da questão de gênero, a mulher historicamente foi excluída dos cenários de poder no mundo durante muito tempo (e ainda nos dias atuais, em menor escala em muitos países, mas ainda existente). Um movimento social histórico na luta contra a misoginia e a favor da igualdade de gênero foi o movimento feminista.

Em relação à sexualidade, temos a formação de uma minoria social em todo o mundo, a comunidade LGBTQIA+, comunidade formada por homossexuais, bissexuais, transexuais e pessoas que se identificam de maneira não binária com o gênero.

 

                                                         Atividade

1- O conceito de minoria social diz respeito à:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2-Em relação as minorias étnicas aqui no Brasil podemos destacar:

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-Em relação as minorias étnicas podemos afirmar v(Verdadeiro)eF(Falso):

A-(    )Habitantes históricos do Brasil pré-colonial, os índios eram os donos da terra que habitamos hoje

B-(    )Hoje os índios são minoria absoluta em números e também uma minoria social.

C- (    ) Em relação ao processo de escravização sofrido pelo negro , deixou sequelas na formação das sociedades em todos os continentes fora da África (o racismo, a discriminação e a marginalização da população negra)

D-(   )Podemos considerar que os indígenas brasileiros são uma espécie de minoria étnica que se desenvolveu à margem, mas não são uma minoria nacional.  

4-Existe alguma relação entre a exclusão social e os movimentos sociais? Justifique:

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5-Leia o fragmento do texto abaixo com atenção, a seguir elabore uma (charge, poema, verso, poesia, desenho,) retratando o que você entendeu em relação ao texto:

Observação: dentre as sugestões acima citada escolher um item para fazer.

                                           - Texto-

 As minorias sociais são grupos de pessoas que se encontram em situação de desvantagem social, cultural, política, étnica, física, religiosa ou econômica dentro de uma sociedade.

São grupos que costumam estar à margem da sociedade e que sofrem preconceito e discriminação. _ Mesmo que estes grupos eventualmente estejam em maioria numérica, são as relações de dominação entre os diferentes grupos sociais que irão definir quem faz parte das minorias sociais.