O emprego da Vírgula

 

Por meio da pontuação, indica-se, na escrita, as várias possibilidades de entonação da fala. Ela ajuda também a expressão de pensamentos, de emoções, de sentidos e assim torna mais precisa a compreensão de um texto. Dentre os sinais de pontuação, a vírgula é a que mais requer atenção. Existem situações em que o uso desse sinal é obrigatório levando em conta a estrutura da frase; em outras, se o deslocarmos, o sentido da frase será totalmente alterado.

 

Em que casos a vírgula é obrigatória e em que casos é proibida?

 

A estrutura da frase em Língua Portuguesa é formada por pares indissociáveis: sujeito + verbo; verbo + complemento. A primeira regra de ouro do uso da vírgula é: não se separam esses elementos com vírgula. Veja o exemplo:

O professor devolveu as provas corrigidas

O professor = sujeito
devolveu = verbo
as provas corrigidas = complemento do verbo "devolveu"

Quando algo "se intromete" nessa estrutura, a vírgula será usada:

O professor, durante a aula, devolveu, em silêncio, as provas corrigidas.

O professor = sujeito
durante a aula = adjunto adverbial de tempo
devolveu = verbo
em silêncio = adjunto adverbial
as provas corrigidas = complemento do verbo "devolveu"

 

Quando usar a vírgula:

1)    Separar o aposto (termo explicativo):
Recife, a Veneza brasileira, se desenvolveu muito nos últimos anos.

 

2)    Isolar vocativo (termo que chama a atenção):
Marcos, estamos a sua espera!
EstamosMarcos, a sua espera!
Estamos a sua esperaMarcos!

 

3)    Isolar expressões que indicam circunstâncias variadas como tempo, lugar, modo, companhia, entre outras (adjuntos adverbiais invertidos ou intercalados na oração):
Todosem meio à festa, se puseram a fazer brindes aos convidados.
Durante muitos anos,
 fiz trabalho voluntário. Isso foi muito gratificante!

 

4)    Antes dos conectivos mas, porém, contudo, pois, logo:
Faça suas escolhas, mas seja responsável por elas.
Estudou muito durante o ano, logo deve conseguir uma vaga na faculdade.

 

5)    Isolar termos explicativos tais como isto é, a saber, por exemplo, digo, a meu ver, ou melhor, as quais servem para retificar, continuar ou concluir o que se está dizendo:
amor, isto é, o
 maior dos sentimentos deve reger nossas atitudes.
Voltaremos a nos falar na quinta-feira, ou melhor, na sexta
.

 

6)  Separar termos coordenados (uma lista, por exemplo):
Amor, fortuna, ciência. Apenas isso não traz felicidade.
Durante a juventude viveu no Brasil, na França, na Itália
.
Saiu de casa, fechou a porta e foi-se
, para sempre, daquele lugar.

 

Quando NÃO usar a vírgula:

1) Para separar sujeito e predicado:
O tapete persa 
(sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito).

2) Entre verbo e complemento:
O presidente mudou
 (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
O homem deve obedecer
 (verbo) a princípios éticos (complemento do verbo).

 

Atividade

 

1)  Reescreva as orações incluindo o aposto indicado entre parênteses.

 

a)    Vocês devem vestir os uniformes. ( jogadores do time principal)

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b) Vi uma exposição de fotos sobre o Amazonas. ( um dos maiores rios do mundo)

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C) É claro que o preconceito racial deve ser combatido. (um grave problema social).

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d) Todos eles ajudaram a construir a escola.( pais e alunos)

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2)  Assinale as orações que apresentam vocativo e sublinhe-o.

a)    Vem pra dentro, Raul! (     )

b)    Sim, senhora já acabei com a tarefa.(     )

c)    Não fiquem aí parados, mexam-se!. (     )

d)    Venha aqui, Mariana, ajude-me com essas coisas!. (     )

e)    Oi, pessoal, tudo bem por aqui? (     )

f)     O pessoal não acabou o exercício ainda? (     )

3)    Reescreva as orações, inserindo , em cada uma delas, um vocativo na posição mais adequada.

a)    E você, já terminou a tarefa?

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b)    O jogo vai começar!

_________________________________________________________

c)    Quieto, pare de latir no portão!

_________________________________________________________

d)    Seu irmão vai viajar?

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4)    Use as vírgula necessárias para separar o aposto e o vocativo nas orações a seguir.

a)    Marcelo o irmão da Bruna ganhou um concurso de fotografia.

b)    Marisa posso terminar o trabalho amanhã?

c)    Mauricio de Sousa criador da Turma da Mônica visitou nossa escola.

d)    Vamos entrar Caio que está começando a chover.

e)    Essa menina aluna do 8º ano joga futebol muito bem.

f)     O prêmio foi dado a esse jogador centroavante da equipe campeã.

 

Agora, sublinhe com um traço os apostos  e com dois traços os vocativos das orações acima.

 

5)    Leia e responda:

Vida saudável

 

    Para algumas pessoas, vida saudável é simplesmente evitar doenças. Na verdade, o conceito é muito mais amplo, vai muito além. Hoje já sabemos que vários fatores influenciam a saúde como: o relacionamento no meio familiar e no trabalho o local em que se vive o estado emocional e até mesmo o estado espiritual da pessoa. Se tudo isso não estiver harmônico, o indivíduo fica doente com mais facilidade. Portanto, para uma vida saudável, é necessário encontrar um ponto de equilíbrio e esse ponto é obtido com os valores do bem-estar físico, mental, social e espiritual.

Dr. José Alexandre Portinho Disponível em: <http://www.universia.com.br>.

 

a)     A finalidade do texto é:

 

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b)    No primeiro período do texto, a vírgula indica:

 

a) a inserção de uma oração explicativa.

b) a enumeração de elementos.

c) a omissão de um termo da oração.

d) o deslocamento de um trecho da frase.

 

 

 

c)     Note que o terceiro período do texto foi transcrito sem as vírgulas. Reescreva-o, fazendo as correções necessárias:

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d)     A conjunção “Portanto”, separada por vírgula no último período do texto, estabelece uma relação de:

 

a) comparação

b) conclusão

c) oposição

d) explicação

 e) No texto, predomina o emprego da vírgula para:

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6)     O texto, a seguir, nos conta sobre a presença de pesquisadores brasileiros no Polo Sul. Mas, ele foi transcrito sem a pontuação. Vamos pontuá-lo de modo correto? Então, reescreva-o, colocando a vírgula e o ponto final.

O Brasil no Polo Sul

 

    Foi no verão de 1982 para 1983 que os brasileiros fizeram as primeiras pesquisas científicas na Antártica Por lá a temperatura no verão é mais amena: em média zero grau centígrado

    Os brasileiros viajaram nos navios oceanográficos Barão de Teffé da Marinha e Professor W. Besnar da Universidade de São Paulo Era o início do Proantar (Programa Antártico Brasileiro) No verão seguinte começou a funcionar a Estação Antártica Comandante Ferraz que abriga os pesquisadores brasileiros no continente gelado

    Localizada na ilha Rei George no arquipélago Shetland do Sul ela funciona até hoje quase como se fosse uma cidadezinha Existem alojamentos laboratórios sala de estar cozinha ginásio de esportes biblioteca sala de comunicações e lugar para pouso de helicóptero

“Almanaque Recreio” – São Paulo: Editora Abril, 2003 – p.151.

7)    O texto abaixo não foi pontuado. O dono da fortuna morreu, antes de fazer a pontuação. Para quem realmente ele gostaria de deixar sua herança?

 

Complete com a devida pontuação deixando a herança para :

Irmã:

“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”.

 

Sobrinho:

“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”.

 

Padeiro:

“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”.

 

Pobres:

“Deixo meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”.